quinta-feira, 29 de maio de 2014

ATENÇÃO: BISFENOL A OU BPA - RISCOS À SAÚDE


A substância Bisfenol A ou BPA está presente em produtos de plástico ou no interior de embalagens de produtos enlatados (utilizado para evitar ferrugens). Essa informação passa despercebida pela população devido a falta de divulgação nos meios de comunicação, estamos correndo riscos à nossa saúde e nem sabemos.

Muitas das garrafinhas plásticas que utilizamos possuem o Bisfenol A, indicado nas embalagens por um número 7 dentro de um triângulo. Estas embalagens ao sofrerem alguma forma de aquecimento, como exposição contínua ao sol, por exemplo, liberam o BPA, substância cancerígena e prejudicial à saúde.

A Anvisa proibiu a venda de mamadeiras com bisfenol devido à comprovação através de estudos de importantes instituições que a substância podia trazer malefícios graves à saúde da criança, podendo gerar várias complicações durante seu desenvolvimento. Alguns produtos com BPA continuam sendo vendidos pelo Brasil, pois a Anvisa declarou que estes possuíam riscos mínimos à saúde, apesar de relatórios importantes de instituições mundialmente reconhecidas terem afirmado que o ideal seria não consumir nenhuma quantidade de BPA.

O BPA está presente em garrafões de água, potes de mantimentos de plástico, embalagens de enlatados, mamadeiras, dentre outros. Ao comprar um destes produtos verifique se ele é livre de bisfenol, através do selo "BPA Free" ou do símbolo de um número 5 dentro de um triângulo.

Exemplos de complicações consequentes do consumo de BPA:
- Câncer de mama;
- Distúrbios no coração;
- Obesidade;
- Hiperatividade;
- Danos aos fetos, durante gestação;
- Funções endócrinas (hormonais) prejudicadas.

Dicas:
- Sempre que possível, utilizar embalagens de vidro ou cerâmica para armazenar comidas e bebidas;
- Nunca congelar e nem aquecer alimentos no microondas em embalagens plásticas que possam conter Bisfenol A;
- Se possível, optar por filtros de alumínio ou barro no lugar de galões de água mineral;
- Evitar o consumo de alimentos enlatados, já que o Bisfenol A também é utilizado para evitar ferrugem.


Fontes: 


3. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SP (SBem)

4. Elaine Costa - Endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro do grupo de trabalho dos desreguladores endócrinos da Sbem-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário